Ok. Nuvem é o futuro. Verdade, fato. O custo administrativo reduz. Menos chance de errar e as plataformas estão cada vez melhores. Grandes players para qualquer tamanho de negócio. Azure, AWS e Google Cloud. Vamos pra cima!
Equipamentos e softwares de primeira linha possuem um bom nível de gerenciamento. Podemos antecipar aos problemas e minimizar os transtornos sem pagar nada a mais. Melhor, tudo pode ser centralizado em uma gerência única gerando alertas e autocorreção de intrusão, de interrupção de serviços e muitas outras atividades de monitoramento. Um bom gestor de TI faz toda a diferença. Tranquilidade, os sistemas estão prontos e operando hoje e amanhã também.
Infraestrutura deve ser boa e adequada. Nada grande demais gerando custos desnecessários e nem pequena a ponto de estrangular acessos simultâneos. Verificar o dimensionamento dos recursos de TI é uma tarefa diária de um bom gestor.
- Tudo na nuvem? - Tudo. - Até a telefonia? - Sim. - E o meu desktop? - Também. Já é uma realidade faz tempo. Servidores/serviços e desktops disponíveis onde você estiver. Acesse-os do dispositivo que estiver na sua mão ou sua mesa.
Informar, aculturar as melhores práticas de uso e gerência dos computadores. Todo dia uma pequena e relevante informação faz a sua empresa ter cultura própria no trato das informações, tornando-as menos vulnerável. Tenha ao seu lado um bom gestor de TI. Vale a pena. Minimize seus riscos e planeje o futuro da sua empresa.
Planejar, para que na hora de executar seja sem improvisos. Plano de recuperação de desastre foi ampliado para plano de continuidade de negócio. O TI fazendo sua empresa funcionar mesmo sob alguma adversidade. Cyber ataques ou vírus, incêndios ou inundações, falha do fornecimento de energia, furto, quebra de equipamento ou algum impedimento para que as pessoas possam estar na empresa, tudo deve ser levado em conta e estar planejado o procedimento que levará a sua empresa a continuar operando e atendendo seus clientes.